Encerramento do Segundo Noviciado15/02/2021 4j4ot
TEMPO DE GRAÇA E DE SÍNTESE
Por Pe. Joaquim Parron, C.Ss.R. (Mestre do Segundo Noviciado)
Os Redentoristas “anunciam-no com evangélica simplicidade de vida e de linguagem, pela abnegação de si mesmos, pela disponibilidade constante para as coisas mais difíceis, a fim de levar aos homens a copiosa redenção” (C. 20). Tendo essa teologia da vida consagrada, o Segundo Noviciado consiste num tempo em que o jovem Redentorista faz sua síntese pessoal, na perspectiva comunitária, integrando o carisma e a espiritualidade da nossa Congregação. Alguns aspectos marcaram o Segundo Noviciado 2021, de 04/01 a 14/02, em Belo Horizonte (MG), entre eles ressaltamos a dimensão da “Vida Apostólica” – refletir, rezar e agir de maneira comunitária, na linha do dinamismo missionário com os empobrecidos – e integração dos jovens de várias Unidades e as excelentes assessorias nas cinco áreas da formação. Todos foram unânimes que essas dimensões foram muito bem trabalhadas. Por fim, percebemos um afinco e seriedade de todos os participantes quanto a programação proposta, onde ninguém ficou para trás, sendo que todos buscaram a integração e a participação em todas as dinâmicas e atividades do Segundo Noviciado. Não podemos deixar de citar a disponibilidade dos confrades Pe. Nelson Linhares e Pe. Giovanetti Dal Bó (mesmo se recuperando dos efeitos da Covid-19, ajudou maravilhosamente a caminhada desses 40 dias). “Fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade...” esses jovens assumem a Profissão Perpétua, não apenas como “uma meta de chegada, mas como um compromisso para toda a vida, como pessoa humana madura e cristã segundo a vocação redentorista” (RF, n.144).

RETIRO DE CONCLUSÃO
Por Fr. Thiago Pedro, C.Ss.R.
É com o coração agradecido, louvando a Deus por ter nos conduzido nesse tempo e já com saudade desse nosso encontro feliz, rico de boas formações e de gostosa convivência, que concluímos o nosso Segundo Noviciado com o retiro pregado pelo Pe. Vanderlei Santos de Sousa, C.Ss.R., da Província do Rio de Janeiro. O retiro, que durou do dia 05/02 ao dia 12/02, teve como tema: “Dinamismo missionário no seguimento do Santíssimo Redentor”. O conteúdo foi dividido em três partes: do dia 05/02 ao dia 07/02, refletimos sobre “O Dinamismo missionário no chamando pessoal”, meditando acerca do encontro com Deus na história pessoal, revendo personagens bíblicos como Moisés e Jacó e sua experiência com Deus. Do dia 08/02 ao dia 10/02, refletimos sobre “O Dinamismo missionário no desafio do encontro”, meditando agens bíblicas tais como a do encontro de Jesus e a samaritana no poço de Jacó, e Sua sede pelo ser humano nos ensinando a vencer a indiferença. Por fim, concluímos refletindo nos dois últimos dias, 11/02 e 12/02, sobre “O Desafio missionário na razão de ser redentorista”, meditando a inteireza do ser missionário, para “viver e crescer em comunidade”.

COMPARTILHANDO: “VINDE E VEDE”
Por Pe. Antônio Dal Bó Giovanetti, C.Ss.R. (Sócio do Segundo Noviciado)
Trabalhei no campo da formação diretamente durante 23 anos e mais alguns anos indiretamente. Aprendi que é preciso ter uma grande paixão pela formação, pelos jovens, pela Igreja, pela vida consagrada e pelo carisma Redentorista! Depois de tantos anos, foi bom ter parado, deixando lugar para os confrades mais novos. Quando o Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R., Superior Provincial de São Paulo, pediu-me para auxiliar o Pe. Joaquim Parron, C.Ss.R., no Segundo Noviciado, pensei um pouco, mas logo aceitei. Cheguei atrasado em Belo Horizonte (MG), por causa de minha recuperação do coronavírus. Vim com gosto e com o desejo de contribuir um pouco mais para com estes 21 junioristas das diversas Unidades Redentoristas do Brasil. Gostei da Casa de Retiros São José e de todos os colaboradores. Gostei de estar com os junioristas, pela convivência fraterna e alegre, e por todas as atividades que pudemos realizar juntos. Pude conhecer um pouco da riqueza de dons que cada um tem e o desejo de se doarem totalmente ao Redentor e ao carisma de Santo Afonso. Na diversidade, a unidade! Jovens vindos das diversas Unidades e diversas culturas, formamos um só corpo, no mesmo ideal, como Redentoristas. Que possamos perseverar nesta vocação que abraçamos. Gratidão a Deus e a cada um por esses dias. Rezemos uns pelos outros!

PROFISSÃO PERPÉTUA REDENTORISTA 2021 NO BRASIL
18/02 – Casa de Retiro Crostarosa, Manaus (AM): Fr. Davi da Silva, Fr. Robson Bezerra e Fr. Valdir Santos
19/02 – Igreja Santíssimo Redentor, Trindade(GO): Fr. João Paulo Vaz, Fr. Kevyn Freitas, Fr. Luiz Carlos e Fr. Ronaldo César
06/03 – Santuário Bom Jesus da Lapa, Lapa (BA): Fr. José Augusto e Fr. Thiago Pedro
15/03 – Paróquia São Jorge, Rio Braco (AC): Ir. Gerdevane Silva
19/03 – Seminário Santo Afonso, Aparecida (SP): Fr. Diego Silva, Fr. Heliomarcos Ferraz, Fr. Jonas Pádua e Fr. Rimar Diniz
13/04 – Santuário Perpétuo Socorro, Campo Grande (MS): Fr. José Aparecido
26/04 – Santuário Perpétuo Socorro, Curitiba (PR): Fr. Adenilson Júnior, Fr. Cleverton Antônio e Fr. Willian Adriano
11/06 – Igreja Matriz de Trindade, Trindade (GO): Ir. Ueuber Filho
14/08 – Igreja São José, São José dos Bandeirantes (GO): Ir. Diego Vinicio
16/10 – Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Curitiba (PR): Ir. Braitner Silva
:: CLIQUE AQUI para ver as fotos do encerramento do Segundo Noviciado na Galeria de Imagens!
Fonte: Informativo 2° Noviciado | Edição 6 | 12 de fevereiro de 2021