Jubileu de Platina02/02/2021 y4f25
Fidelidade à missão Redentorista e perseverança na fé são características que marcam a vida do Pe. Gabriel Teixeira Neves Filho, C.Ss.R., que no dia 02 de fevereiro de 2021 celebra 75 anos de Profissão Religiosa e 70 anos de Ordenação Presbiteral.
Nascido no dia 30 de maio de 1926, em Belo Horizonte (MG), ele é filho de Gabriel Teixeira Neves e Rosa Grimaldi Teixeira Neves, e tem 12 irmãos. Foi batizado e crismado na Igreja São José, onde também fez catecismo e realizou sua primeira comunhão pelas mãos do Pe. Guilherme Peters, C.Ss.R.
Aos 13 anos de idade, sentiu o chamado ao sacerdócio. Como coroinha, gostava de ouvir as práticas do vigário da Matriz de São Sebastião, em Belo Horizonte; esse parece ter sido o primeiro toque da Graça Divina! A sua vontade se confirmou após a perda repentina de um tio. Disse que naquele momento, compreendeu que precisava “buscar a salvação em uma vida mais perfeita, como sacerdote”. A paróquia que frequentava era dirigida pelos Missionários Redentoristas; foi assim que conheceu o Juvenato e seus estatutos, e lá, achou o que precisava: “seria pregador como missionário, trabalharia não só pela mocidade, mas ainda por todas as classes de pessoas, a vida mais perfeita do sacerdote religioso”.
.jpg)
Então, ingressou no seminário Redentorista em 1941. Disse certa vez: “posso afirmar que minha vocação é fruto das orações de meus pais, cujo maior desejo é dar a Deus um filho sacerdote”. Realizou a sua vestição na Congregação Redentorista em 1º de fevereiro de 1945, fez sua Profissão Religiosa em 02 de fevereiro de 1946. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário da Floresta entre 1946 e 1951 e foi ordenado sacerdote em 02 de fevereiro de 1951 pela imposição das mãos de D. Justino José de Sant’Ana em Juiz de Fora (MG).
Na Congregação Redentorista, Pe. Neves vem escrevendo sua história com maestria. Atuou como professor no Juvenato e no Juniorato de Congonhas entre os anos de 1952 e 1960. Foi diretor da tipografia “Senhor Bom Jesus”, consultor e vigário substituto em Congonhas. Atuou como missionário em Três Corações. Em 1962, seguiu para Belo Horizonte, onde tornou-se diretor da Casa de Retiros São José até 1978. Chegou a ocupar o cargo de segundo ecônomo e diretor espiritual do Movimento de Cursilhos de Cristandade também na capital mineira. Mudou-se para Juiz de Fora, onde foi reitor da Comunidade Redentorista e pároco da Igreja Nossa Senhora da Glória entre 1979 e 1981. Foi também reitor da Basílica de São Geraldo, em Curvelo (MG), entre 1982 e 1984. E no ano de 1985, retornou para Belo Horizonte, atuando como vigário paroquial na Igreja São José, função que desempenha até hoje no mesmo local.
A Província do Rio de Janeiro parabeniza o Padre Neves pelo jubileu de Profissão Religiosa e de Ordenação Presbiteral, e reconhece o valor de sua trajetória, que tanto tem contribuído para o anúncio da Copiosa Redenção aos mais pobres e necessitados!