SEPULTAMENTO DO REDENTORISTA PE. VÁLBER26/01/2021 3ou25
EMOÇÃO E REFLEXÕES MARCAM MISSA DE CORPO PRESENTE
DO PE. VÁLBER DIAS BARBOSA
A emoção foi o sentimento que marcou a missa de corpo presente do Missionário Redentorista Válber Dias Barbosa que faleceu na manhã do dia 24 de janeiro, em Araguaína (TO), aos 78 anos de idade.
A celebração foi presidida pelo Superior Provincial dos Redentoristas de MG-RJ-ES, Padre Nelson Antonio Linhares, e concelebrada pelos Missionários Redentoristas: Pes. Dalton, Lúcio, Jonas (Igreja da Glória – JF), Vanderlei e Bruno (Vale da Floresta – JF) e José Maurício (Igreja São José – BH). Alguns familiares se fizeram presentes, como também Missionários Leigos Redentoristas, que vieram fazer sua última homenagem e orações ao presbítero que a muitos cativou em vida e demostrando o quanto ele era querido
A missa aconteceu na Igreja Nossa Senhora da Glória, onde padre Válber foi ordenado Presbítero pela imposição das mãos de Dom Juvenal Roriz, no dia 27 de agosto de 1978.
Na homilia, o Padre Nelson Antonio Linhares expressou o quanto a atuação do Padre Válber junto aos indígenas foi importante na defesa dos direitos fundamentais (que até hoje são desrespeitados!) e na formação de uma consciência da importância destes povos na formação de nosso país e de nossa sociedade brasileira.
Alertou também sobre os exemplos que Padre Válber nos legou: a importância de viver a missão com maior intensidade e fidelidade, a ousadia e determinação para se dedicar a uma causa, a coragem e fé para enfrentar os obstáculos e conflitos e a acolhida e solidariedade com os pequenos e necessitados.
A vida do padre Válber é um evangelho, no sentido de que comunica uma boa nova aos pobres. Sempre simples, humilde, ativo e responsável, respondeu de forma irável à sua vocação humana e cristã.
O Superior Provincial ainda recordou alguns dados históricos da vida deste grande missionário, seja no trabalho e convivência com os indígenas; seja nos trabalhos da Província.
Ao final da missa, Padre Nelson Linhares realizou o rito das exéquias, na companhia de todos os Redentoristas presentes que rodearam o corpo do padre Válber. Após as orações de encomendação, o corpo foi levado para o Cemitério Redentorista “o da Ressurreição”, em meio a cantos e orações. Ainda houve a bênção e preces junto à sepultura. Ao som de aplausos, como sinal de homenagem e gratidão, o Padre Válber foi sepultado.
Que ele descanse em paz junto ao Senhor, a quem serviu neste mundo!