SEGUNDO NOVICIADO: TEMPO DE SÍNTESE!19/01/2021 5l7364
“Queria dizer-vos uma palavra, e a palavra é alegria.
Onde quer que haja consagrados, aí está a alegria!”.
Onde quer que haja consagrados, aí está a alegria!”.
(Papa Francisco, na Carta Circular aos Consagrados e Consagradas)
O fundamento evangélico da vida consagrada está no seguimento de Jesus Cristo Redentor. A profissão pública e a vivência dos conselhos evangélicos, os votos de pobreza, castidade e obediência, tornam-se exercício de uma plena e total liberdade de entrega a Deus e à sua Igreja.
Como Missionários Redentoristas temos como referência vital e apostólica, o carisma do fundador Santo Afonso. Somos chamados a dar testemunho de santidade e do radicalismo das bem-aventuranças. Por isso, exige-se dos consagrados total disponibilidade e testemunho de vida, como sinal visível do absoluto de Deus através do sinal de Jesus Cristo histórico pobre, casto e obediente.
Participamos na missão evangelizadora da Igreja, com especial atenção aos que foram os preferidos de Jesus: pobres, enfermos, excluídos. Queremos continuar o exemplo de Jesus Cristo Salvador, pregando aos pobres a Palavra de Deus, como disse Ele de si mesmo: “Enviou-me para evangelizar os pobres”.
Nesse caminho de seguimento, os votos perpétuos são uma confirmação da consagração a Deus que já foi feita através dos votos temporários. A Conferência Redentorista da América Latina e do Caribe está promovendo uma preparação intensa para os votos perpétuos, chamada “Segundo Noviciado”. O encontro quer possibilitar aos junioristas uma síntese do caminho de formação percorrido até aqui, preparando-os para o compromisso que irão assumir por toda a vida com a Profissão Perpétua.
O Segundo Noviciado está sendo realizado na Casa de Retiros São José, na cidade de Belo Horizonte (MG), situada na Província do Rio de Janeiro (FJ 2600). O início foi no dia 4 de janeiro, com Missa presidida pelo Padre Nelson Antonio Linhares, Superior Provincial, e se estenderá até o dia 14 de fevereiro
Ao todo, participam 21 religiosos de várias unidades redentoristas: Porto Alegre, Goiás, Campo Grande, São Paulo e das Vice-Províncias da Bahia e Manaus.
Nesse período são retomados temas fundamentais da formação humana, missão, vida comunitária e espiritualidade redentorista. A conclusão se dará com um Retiro Espiritual.
O Mestre é o Padre Joaquim Parron, da Província de Campo Grande. O sócio do Mestre é o Padre Dal Bó, da Província de São Paulo.
Seguindo os os de Santo Afonso Maria de Ligório e atentos aos sinais dos tempos, os Redentoristas querem continuar testemunhando a graça do amor redentor aos mais abandonados e pobres. Que os junioristas, prestes a assumir a Profissão Perpétua na Congregação, sejam Redentoristas valorosos, cheios de ardor missionário e amor aos pobres e abandonados!
Neste tempo de formação e síntese, os jovens procuram aprofundar o seguimento do “exemplo do Redentor”, vivendo em comunidade na perspectiva do dinamismo missionário com os mais pobres deste mundo. O testemunho e a solidariedade devem marcar a nossa vida missionária.
Todos os jovens estão muito abertos e felizes neste processo de síntese e motivados para a consagração perpétua. O segundo noviciado, portanto, marca positivamente a vida de cada um deles no seguimento de Cristo Santíssimo Redentor. Rezemos pela perseverança e fidelidade de cada um deles.