Estágio Vocacional Redentorista 202106/01/2021 602z55
Realizado na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), de 04 a 08 de janeiro, o Estágio Vocacional Redentorista da Província do Rio conta com 13 participantes vindos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com o objetivo de promover um maior conhecimento de si e de sua missão, os vocacionados estão vivenciando momentos únicos e de grande aprendizado. Após o acompanhamento vocacional durante um ano, o Estágio é o último encontro dos jovens antes do ingresso na casa de formação.
Coordenado pelo Secretário de Formação, Padre Jonas Pacheco Machado, C.Ss.R., o Estágio conta com a seguinte equipe: dois psicólogos – o Padre Mauro de Almeida, C.Ss.R., da Comunidade Redentorista Santo Afonso, no Rio de Janeiro, e a psicóloga Vera Lúcia, de Belo Horizonte; o Superior Provincial, Padre Nelson Antônio Linhares, C.Ss.R.; o Promotor Vocacional, Diácono Robson de Araújo, C.Ss.R.; a Secretária da Pastoral Vocacional, Joana Darc; e os seminaristas Redentoristas Herson Hebert, Leonardo dos Santos e Luís Fernando.
A segunda-feira (04) foi dia de recepção dos vocacionados na rodoviária. À noite, houve a dinâmica de apresentação de cada jovem, assim como da equipe responsável pelo Estágio. Já na terça-feira (05) pela manhã, ocorreu a Celebração Eucarística de Abertura, presidida pelo Padre Jonas, C.Ss.R. e concelebrada pelo Padre Mauro, C.Ss.R. Na homilia, Padre Jonas, C.Ss.R. destacou a importância do Estágio para a vida de cada vocacionado como uma experiência de crescimento humano e espiritual. Os jovens participaram, ao longo do dia, de atividades ao ar livre com o Padre Nelson, C.Ss.R., colocações com os psicólogos e dinâmicas, além de momentos de jogos e lazer. À noite, eles assistiram ao filme “O menino que descobriu o vento” e, em seguida, vivenciaram um tempo de oração em louvor ao santo Redentorista, São João Neumann.
Na manhã de quarta-feira (06), os vocacionados tiveram uma experiência de retiro com a coordenação do Diácono Robson, C.Ss.R. O restante do dia contará com diversas atividades de integração e descontração.
Vale ressaltar que, mesmo em tempo de pandemia, há todo o cuidado com o distanciamento, permanência em ambientes arejados e o uso de máscara e álcool em gel.
Os vocacionados estarão em Estágio até o dia 8 deste mês e participarão de um cronograma de atividades e exercícios para o bom andamento do mesmo.
Informou: Luís Fernando