Dia do Liguista03/12/2020 6m3240
A Liga Católica Jesus, Maria, José celebra, no Brasil, o Dia do Liguista em 05 de dezembro. De acordo com a presidente da Confederação Nacional das Ligas Católicas, Natália Felipe da Silva, todos os liguistas são convidados a rezarem o Santo Terço às 20h na data festiva, em uma corrente de união, harmonia e gratidão. A presidente participará do tradicional encontro das federações do estado do Espírito Santo (Arquidiocese de Vitória, Diocese de Colatina e Diocese de Cachoeiro), no Convento da Penha, em Vitória (ES), onde haverá uma missa em ação de graças pelo Dia do Liguista. Na Paróquia Santo Afonso, no Rio de Janeiro, também será realizada uma celebração comemorativa no sábado (5), às 15h.
A Liga Católica Jesus, Maria, José é uma associação religiosa, fundada em Liège, na Bélgica, em 1844, pelo capitão do exército Henrique Belletable. Nas décadas seguintes, o movimento se espalhou por outros países da Europa. No Brasil, foram os Missionários Redentoristas holandeses, instalados no curato de Nossa Senhora da Glória, que fundaram, no ano de 1902, a primeira Liga Católica brasileira – fruto de uma grande missão redentorista – com sede na cidade de Juiz de Fora (MG), tendo como primeiro diretor o Pe. Tiago Boomaars, C.Ss.R. Em pouco tempo, várias outras cidades brasileiras aderiram ao movimento. A Liga Católica está presente em quase todos os estados do país, principalmente no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e em algumas cidades dos estados do Paraná, Pernambuco, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte, reunindo mais de 200 mil liguistas no Brasil.
Cada unidade ou federação brasileira está ligada à Confederação Nacional das Ligas Católicas, com sede em Campos dos Goytacazes (RJ), sob a coordenação e orientação dos Missionários Redentoristas. Atualmente, o Coordenador Eclesiástico Nacional das Ligas Católicas JMJ é o Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R., Missionário Redentorista da Província do Rio de Janeiro. Embora possuam acompanhamento eclesial, as Ligas são organizadas e dirigidas por leigos católicos.

Na época de sua fundação, a Liga Católica tinha como objetivo a evangelização dos homens, em especial os operários. Atualmente, o movimento trabalha com a evangelização das famílias e procura levar à Igreja homens, mulheres, jovens e crianças para rezar e trabalhar dentro da própria comunidade e, assim, exercerem seu apostolado leigo, com o compromisso de estudar a palavra de Deus através de cursos bíblicos, palestras, reuniões de formação e encontros, além de rezarem diariamente em família e em comunidade. Diversos eventos no âmbito nacional são realizados ao longo do ano, como conferências, assembleias e romarias ao Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos dos Goytacazes (RJ) e ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).
Todo liguista carrega consigo o modelo da Sagrada Família de Nazaré e busca vivenciar em comunidade os valores cristãos com a força do amor que emana do Evangelho, inserido na vida da Igreja e exercendo seu apostolado leigo sob a luz do Espírito Santo.
.png)