"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > Dia Mundial da Vocação Redentorista

Dia Mundial da Vocação Redentorista06/11/2020 4e342o

Neste próximo domingo, dia 8 de novembro, será celebrado o Dia Anual para a Promoção da Vocação Missionária Redentorista em toda a Congregação. Nesta ocasião, o Superior Geral, Pe. Michael Brehl, C.Ss.R., dirige-se a toda a família redentorista com sua carta, que é de particular importância porque a celebração deste ano é atípica, em função da pandemia que o mundo vive.

O Padre Brehl reúne para nós, de forma esperançosa, os diversos elementos que coincidem com a celebração deste ano e que não devem ser esquecidos. Por exemplo, o tema do sexênio, o que vivemos devido à COVID-19, a Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, o aniversário do bicentenário de São Clemente (de sua morte em 1820), o mundo ferido em que vivemos, e o convite do nosso XXV Capítulo Geral a estender a mão e caminhar juntos na esperança.
Confira abaixo a mensagem do Superior Geral para esta data!
 
 
TESTEMUNHAS DO REDENTOR:
 
Em solidariedade pela missão em um mundo ferido
 
 
 
Caros Confrades, Irmãs, Missionários Leigos e Associados Redentoristas,
 
Saudações de Roma enquanto nos preparamos para o Dia Mundial da Vocação Missionária Redentorista, a ser celebrado em 8 de novembro de 2020, em todas as nossas Comunidades e Igrejas. Será uma celebração muito diferente nesta época da pandemia global Covid-19. No entanto, devemos comemorar este dia com a oração, com esperança e com fé em Jesus, nosso Redentor e nosso irmão, que nos acompanha.
 
Como nos lembra o Papa Francisco em sua mais recente Encíclica, Fratelli Tutti: Sobre a Fraternidade e a Amizade Social, esta pandemia nos revelou o quão ferido realmente está nosso mundo. A pandemia atinge a todos nós. "Estamos todos no mesmo barco." Muitas pessoas foram abandonadas, descartadas, deixadas à margem. Estamos mais conscientes do que nunca de como a nossa exploração dos recursos do mundo tem ameaçado o futuro da nossa “casa comum”. O Papa Francisco frequentemente nos lembra que a forma como nosso mundo sairá desta pandemia dependerá em certa medida de todos nós e como responderemos a seus desafios.
 
Ainda nas “sombras escuras” da pandemia global de Covid-19, este Dia da Vocação é um apelo para renovar nosso compromisso missionário com o mundo ferido ao qual pertencemos e no qual somos chamados a proclamar o evangelho de Jesus Cristo, nosso Redentor! Que seja também um dia de vida nova e de esperança no nosso Redentor, que “faz novas todas as coisas” (Ap 21,5).
 
São Clemente Hofbauer, cujo 200º aniversário celebramos neste ano, viveu nossa Vocação Missionária Redentorista em tempos muito desafiadores e difíceis. Por mais de 30 anos, ele lutou para estabelecer a Congregação no norte da Europa. Somente após sua morte em 1820, a primeira fundação permanente foi aberta em Viena. Ele enfrentou a prisão e o exílio, a pobreza e a rejeição, mas nunca desistiu. Ele perseverou na fé: “Tende coragem! Deus é o Senhor que tudo dirige para a glória divina e para o nosso bem. Ninguém pode resistir a Deus”. Por meio de São Clemente e sua perseverança criativa, Deus trouxe à luz a missão redentorista mundial em um mundo ferido.
 
O 25º Capítulo Geral (2016) nos desafiou a revitalizar nossa missão no mundo ferido de hoje. À medida que cada continente discernia suas Prioridades Missionárias e Plano Apostólico, percebemos que nosso Carisma como testemunhas proféticas do Redentor neste mundo ferido é mais importante hoje do que nunca. Não devemos apenas perseverar na alegria e na esperança, mas devemos ter a coragem de convidar outros, homens e mulheres, a se juntar a nós nesta missão hoje. Juntos, podemos fazer nossas estas palavras do Papa Francisco:
 
“Convido todos a uma esperança renovada, pois a esperança nos fala de algo profundamente enraizado em cada coração humano ... A esperança nos fala de uma sede, de uma aspiração, de um desejo de uma vida de realização, de um desejo de grandes coisas, de coisas que encher nosso coração e elevar nosso espírito para realidades elevadas como verdade, bondade e beleza, justiça e amor ... A esperança é ousada; pode ver além da conveniência pessoal, as garantias mesquinhas e compensações que limitam nosso horizonte, e pode nos abrir para grandes ideais que tornam a vida mais bela e valiosa. Continuemos, então, a avançar pelos caminhos da esperança”. (Fratelli tutti, nº 55)
 
Ao celebrarmos nosso Dia Mundial da Vocação Missionária Redentorista em 8 de novembro de 2020, percorramos juntos esses caminhos de esperança. Mais do que isso, convide outros a se juntarem a nós e caminharem conosco neste caminho na solidariedade e na alegria.
 
Que Deus abençoe e cure nosso mundo ferido. Maria, nossa Mãe do Perpétuo Socorro, nos acompanhe em nossa missão. Que Santo Afonso e todos os nossos Santos, Mártires e Bem-aventurados nos inspirem e nos dêem coragem para levar a Boa Nova hoje aos mais abandonados, especialmente aos pobres!
 
Seu irmão em Jesus nosso Redentor,
 
Pe. Michael Brehl, C.Ss.R.
Superior Geral

 

 
 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

1 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi