Retiro Espiritual dos formandos04/11/2020 2b5i1o
Entra em meu coração e grava em fogo como marca indelével, esta doce recordação de Tua Redenção. Torna-me teu e não deixe que meu pensar e sentir se distanciem de Ti.
Entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro, os formandos Redentoristas da Comunidade Vocacional Santo Afonso (CVSA), Comunidade Vocacional São Clemente (CVSC) e do Pré-Noviciado participaram do retiro semestral que aconteceu na Casa de Retiros Seminário da Floresta, em Juiz de Fora/MG.
A CVSA foi orientada pelo Pe. Bruno Alves Coelho, C.Ss.R., que explorou o tema "A Oração", do livro de Santo Afonso Maria de Ligório. Os jovens aspirantes meditaram três pontos principais: a necessidade, o valor e as condições da oração. Foram dias de silêncio, contemplação e meditação da palavra de Deus, ajudando os seminaristas a fortalecerem a caminhada vocacional e a vida de oração.
Já o retiro da CVSC e do Pré-Noviciado foi conduzido pelo Pe. José Cláudio Teixeira, C.Ss.R., que convidou os jovens a experimentarem a humanidade de Jesus Redentor na história. Quatro os os nortearam nesses dias de oração: a experiência da bondade de Deus; a saudade e o vazio de Deus que se encontra na existência enquanto pessoa; Sua plenitude humana e dignidade divina; e, com o mesmo olhar de Jesus, o convite a também olhar para o outro.
Foi um tempo propício para os formandos que, em meio a intensas atividades de término de ano e em tempos de pandemia, puderam se recolher em calmaria e oração profunda para restabelecerem suas energias e suas motivações vocacionais.
O retiro coincidiu com a celebração de todos os fiéis defuntos. Em um tempo atípico marcado pelo sofrimento de muitas perdas devido à Covid-19, em sintonia com o convite da CNBB no plantio de árvores em memória aos entes falecidos, evitando aglomeração nos cemitérios e fazendo memória à triste destruição ecológica no país, os formandos acolheram esse apelo da Igreja no Brasil de uma forma bem dinâmica. A Comunidade Vocacional Santo Afonso, a Comunidade Vocacional São Clemente e o Pré-Noviciado realizaram um gesto de amor plantando 25 mudas de árvores nativas da região.