Seminaristas celebram a Mãe Aparecida09/10/2020 4k282p
Iniciou-se no dia 03/10 (sábado), na Comunidade Vocacional São Clemente (CVSC), em Juiz de Fora (MG), a novena em preparação para a grande Festa da Rainha e Padroeira do Brasil, a “Senhora Aparecida”. A abertura foi marcada pela montagem de um belíssimo altar em honra a Nossa Senhora Aparecida, com muitas flores e uma cópia da arte, criada pelo artista Cláudio Pastro, da cúpula do Santuário Nacional de Aparecida em São Paulo; contou também com uma encenação da pesca milagrosa da imagem no Rio Paraíba do Sul, em 1717.
A arte da cúpula traz um grande sentido simbólico em suas representações: a representação da Árvore da Vida, tendo no centro o Espírito Santo que anima toda a criação e o todo o universo; e o desenho de 42 pássaros de 12 espécies diferentes da fauna brasileira: os pássaros representam todos os peregrinos que visitam o Santuário Nacional e encontram na Casa da Mãe, um local para se refugiar, recuperar e renovar a fé e a força para a caminhada da vida, assim como fazem os pássaros que buscam nas árvores refúgio e descanso. Como plano de fundo, a arte traz a cor ouro, que representa o grande Sol que dá luz à vida. Todos esses símbolos dizem muito do nosso país e do nosso povo.

Para fortalecer o vínculo entre as unidades Redentoristas, Província do Rio e Província de São Paulo, como também entrar em comunhão com grande parte da população brasileira que neste tempo de pandemia reza de casa junto à família, os seminaristas da CVSC estão utilizando como subsídio o livreto da “Novena e Festa Padroeira do Brasil” produzido pelo Santuário Nacional de Aparecida. Sob o tema “Com Maria, em família, revestir-se da Palavra”, a comunidade se reúne em um momento de oração, partilha de vida e da Palavra, visando a construção de uma identidade de família religiosa, a partir da experiência de fé pessoal e comunitária na devoção à Nossa Senhora Aparecida, para expressar a gratidão ao cuidado maternal da Mãe Aparecida.
A CVSC iniciará nesta sexta-feira, dia 09/10, juntamente com a Novena, o tríduo final em preparação para a grade Festa da “Senhora Aparecida”. O dia 12 de outubro será marcado pela solene Celebração Eucarística, na qual serão rendidas graças a Deus por ter dado a seu povo como Padroeira e Rainha uma Mãe tão amável, que não cessa de cuidar e interceder por nós junto a seu filho Jesus.

Vamos juntos celebrar com muita alegria a festa da Padroeira do Brasil, fazendo de nossa nação uma só família que louva e agradece a Deus Pai pelas graças alcançadas pela poderosa intercessão de Nossa Senhora Aparecida!
Informou: Felipe Dias dos Santos.