Encontro: Assessores e Coordenadores MLR21/09/2020 1z4m1w
O Encontro dos Assessores e Coordenadores dos Missionários Leigos Redentoristas (MLR) da nova Unidade RJ-SP-BA aconteceu de 18 a 20 de setembro, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG). O grupo partilhou sobre o Diretório dos MLR, desfrutou de momentos de convivência e celebrou a Eucaristia. Da Província do Rio, participaram o Pe. Nelson Antônio Linhares, C.Ss.R. (Superior Provincial), o Pe. Edson Alves, C.Ss.R. (Assessor Provincial dos MLR) e os Missionários Leigos Ângelo Faria, Marleide de Fátima e Eunice Baeta (coordenadores).
A partir do material estudado e discutido previamente por diversos núcleos da futura Província do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, os participantes avançaram na elaboração do Diretório dos Missionários Leigos Redentoristas, organizando-o de acordo com as prioridades da reestruturação. “Este encontro é uma resposta que já estamos possibilitando na aproximação do nosso carisma e na elaboração dos nossos trabalhos. Os estudos foram frutuosos e intensos. Agora, com o documento ado por uma segunda revisão, nós vamos preparar uma correção mais formal, que será apresentada à assembleia dos consagrados da nova Unidade Redentorista, que poderá deliberar a respeito do material e se aprovado, iremos assumi-lo como ferramenta de trabalho para o novo período a ser vivido pelas Províncias”, afirmou Pe. Edson.
Para o leigo Ângelo Farias, do Núcleo Dom Muniz/Belo Horizonte, o encontro das coordenações leigas missionárias e assessores provinciais possibilitou o avanço rumo ao processo de reestruturação e unificação da nova Unidade Redentorista, o que requer responsabilidade e envolvimento de todos. “Neste encontro, respiramos, a partir do espírito e ação missionária das atuais Províncias, esperança e compromisso rumo às mudanças significativas e sistemáticas. Consciente da importância do processo de reestruturação, o caminho que apontamos para a nova Província exigirá de cada missionário leigo envolver-se plenamente nesse processo, saindo da zona de conforto e realidade atual para, junto com os consagrados, abraçar a comunhão missionária na pluralidade. Desejamos estar em sintonia com os desafios e frutos da Província e reafirmamos o quanto é graça em nossa vida beber da rica espiritualidade e compartilhar da missão e carisma da Congregação Redentorista”, declarou o missionário leigo.
Na sexta-feira (18), a Celebração Eucarística de abertura foi presidida pelo Superior da Província do Rio, Pe. Nelson Antonio, C.Ss.R. Já no sábado (19), o Pe. Gilson da Silva, C.Ss.R., assessor provincial dos MLR da Vice-Província da Bahia, presidiu a missa. E a Eucaristia de encerramento, no domingo (20), foi conduzida pelo Pe. Francisco Assis Miguel (Chicão), C.Ss.R., assessor provincial dos MLR da Província de São Paulo.