"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > Profissão Perpétua

Profissão Perpétua11/02/2020 6y1i2b

 

“Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração,
solidários diante das necessidades dos irmãos, acolhedores na hospitalidade”.
(Rm 12,12-13)
 
 
No próximo domingo (16/02), às 10h, o Fr. Robson Araújo dos Santos, C.Ss.R. realizará sua Profissão Perpétua na Congregação Redentorista. A celebração acontecerá na Igreja Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora (MG), e será presidida pelo Superior da Província RJ-MG-ES, Pe. Nelson Antonio Linhares de Souza, C.Ss.R.
 
Em preparação para a emissão dos votos perpétuos, o Fr. Robson participa, juntamente com mais 27 confrades junioristas dos países da América Latina, do Segundo Noviciado Redentorista, que teve início no dia 05 de janeiro e termina no dia 15 de fevereiro, com o final do retiro. Durante este período, os junioristas recebem formação sobre várias dimensões da vida (humano-afetiva, espiritual, comunitária, missionária, projeto de vida), sendo uma verdadeira síntese do tempo de formação. “É o momento de aprofundarmos e tomarmos consciência da Profissão Perpétua. O objetivo desse tempo é a elaboração de uma síntese existencial em nosso processo vocacional e pessoal ao apelo Redentorista. Uma parada para escutar o nosso coração, pois a emissão dos votos perpétuos é algo muito sério, pois é a Deus que estamos consagrando toda a nossa existência”, disse o fráter.
 
De acordo com o juniorista, o curso não proporcionou apenas a teoria, mas profundas partilhas de experiências, com trabalhos e dinâmicas envolvendo uma participação ativa. “A convivência com os confrades foi muito enriquecedora neste processo, pois escutar as partilhas de como eles viveram a formação e como a missão se realiza em terras distantes nos ajudam a ampliar os horizontes, e ao mesmo tempo, ver que a Congregação faz um belo trabalho mundo a fora. A convivência nestes dias nos fez experimentar mais de perto o espírito da reestruturação e ver que a missão da Congregação está para além dos muros de nossas Províncias. A Redenção exige de nós mais ousadia nos tempos atuais!”, declarou Fr. Robson.
 
Prestes a emitir os votos perpétuos, o fráter diz estar sereno diante da opção fundamental por Deus. “Estou dando o meu ‘sim’ definitivo a Deus. Esta minha resposta ao chamado de Cristo não é porque estou pronto ou perfeito, mas por reconhecer que Deus também age em nossas limitações, podendo realizar seu projeto de amor. Perpetuar na Congregação Redentorista é reconhecer o quanto Deus é bom para com todos, e diante da bondade de Deus, quero me consagrar por inteiro a Ele, e fazer da minha vida uma oblação para o meu próximo”, declarou. 
 
 
 
 
Profissão Perpétua
 
A Profissão Perpétua é o momento em que o religioso(a) expressa o seu “sim” pessoal e definitivo a Deus, depois de ter experimentado, por determinado tempo, a vida consagrada através da emissão dos votos de castidade, pobreza e obediência dentro de uma Congregação ou ordem religiosa. Na Profissão Perpétua, o religioso, consciente e desejoso de seguir a Jesus Cristo, renova de forma definitiva sua consagração a Deus participando como membro da Santa Igreja. Na Congregação Redentorista, ao realizar a Profissão Perpétua, o religioso emite o quarto voto que é o da “perseverança”, ou seja, é um ato de juramento que o obriga a viver até a morte na Congregação, sendo fiel ao carisma e à espiritualidade de Santo Afonso.
 
 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

<< < 338 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi