Comunidade Vocacional Dom Muniz10/02/2020 4l4k1e
Em missa presidida pelo Superior Provincial do RJ-MG-ES, Pe. Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R., a Comunidade Vocacional Dom Muniz (CVDM), localizada em Belo Horizonte (MG), iniciou oficialmente as atividades do ano. A celebração ocorreu às 10h deste domingo (09/02) e contou com a concelebração do Pe. Roque Silva, C.Ss.R., Vice-Provincial da Bahia, do Pe. Paulo Sérgio Carrara, C.Ss.R., formador da CVDM e do Pe. Jonas Pacheco, C.Ss.R, Secretário de Formação da Província do Rio. Em seguida, foi oferecido um almoço festivo.
Esse ano, além do formador, compõem a comunidade: Fr. Marcos Antônio, C.Ss.R., Fr. Tiago Costa, C.Ss.R. e Fr. Robson Araújo, C.Ss.R., que a partir de agora assume a Pastoral Vocacional (Província do Rio de Janeiro); Fr. Davi, C.Ss.R. (Vice-Província de Manaus); Fr. Itallo, C.Ss.R. e Fr. Vanderlê, C.Ss.R. (Vice-Província de Fortaleza); Fr. Eloy, C.Ss.R. e Fr. Joilson, C.Ss.R. (Vice-Província da Bahia).
Nesta etapa formativa que acolhe os estudantes de Teologia que já professaram os votos temporários, “os jovens religiosos dão continuidade a seu itinerário de crescimento e maturação, enraízam seu compromisso com Cristo na vida apostólica da Congregação e se preparam para a consagração definitiva pelos votos perpétuos e para o presbiterato” (Ratio Formationis).
“Espero que seja um ano intenso quanto à vida comunitária, apostólica, acadêmica e espiritual. Esses são os objetivos da formação na CVDM! Que os formandos experimentem o que é ser Redentorista e se preparem para a consagração definitiva desse carisma”, afirmou Pe. Carrara. De acordo com o formador da Comunidade Vocacional Dom Muniz, este também será um ano de transição para a CVDM, já que em 2021 começará a receber os estudantes de Filosofia da nova Unidade RJ-SP-BA. “Essa mudança terá que ser bem costurada para o início de uma nova fase na formação”, explicou o Redentorista.