Equipe Missionária em terras mineiras31/01/2020 86f3w

“A Equipe Missionária Redentorista é um grupo dedicado a viver e anunciar a Copiosa Redenção de Jesus Cristo, Santíssimo Redentor, conforme o ideal de Santo Afonso Maria de Ligório. Missionários Redentoristas que auxiliam a pastoral ordinária paroquial. Ou seja, a missão da equipe é ser um ‘reforço’ para a pastoral local formada pela paróquia e por suas comunidades. Trata-se de motivar e aprofundar a evangelização, fortalecendo os laços comunitários e colaborando na organização da paróquia como uma rede de comunidades. O próprio lema: ‘Unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em comunidade!’ é o resumo mais completo desta missão: continuar o Redentor, sob a proteção do olhar materno de Maria, por meio de nossas comunidades eclesiais, assumindo os mais pobres e abandonados como destinatários preferenciais na evangelização. Para a nossa pequena e valente Província do RJ-MG-ES é um o importantíssimo de animação missionária, crescimento da missão e serviço à Igreja, num trabalho que tem um jeito bem Redentorista de anunciar o Evangelho de Jesus!”, declarou Pe. Nelson.
Os confrades irão trabalhar juntos, realizando as diversas etapas das Santas Missões: visitas às paróquias, levantamento sociorreligioso, constituição de setores missionários, formações e atividades missionárias. “É bom ressaltar que as Missões Redentoristas têm algumas fases: a primeira é a evangelização por convocação; a segunda, a evangelização nas famílias; já a terceira fase consiste na evangelização nas comunidades pelos Missionários Redentoristas; e por fim, a quarta fase, que é a evangelização continuada, por uma Igreja em saída”, explica Pe. Dênis, que trabalha na pregação das Santas Missões Redentoristas desde 2014 e coordenará a nova equipe.
Eles também atuarão pastoralmente na Basílica de São Geraldo e em outros trabalhos que precisarem de apoio, como o Santuário de Bom Jesus da Lapa (BA) e o Santuário de Aparecida (SP). “A iniciativa é fruto da futura unificação das unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Sabemos que a restauração da Congregação visa o serviço missionário, por isso estamos empenhados nesta sublime iniciativa que entrará para a história. No ano ado, encerramos a Equipe Missionária da casa do Noviciado em Tietê (SP). Em 46 anos de história, pregamos 233 Santas Missões. Quantas bênçãos, quantas cidades e paróquias evangelizadas! Desejamos muito que esta equipe itinerante em terras mineiras possa eternizar genuinamente o carisma Afonsiano. Sinto-me motivado para somar forças neste novo ciclo da Equipe Missionária”, afirmou Pe. Dênis.
A cidade de Curvelo foi escolhida para sediar a Equipe Missionária por estar às margens da capital mineira, centralizando os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, facilitando a atuação dos confrades. “Essa equipe vem para dar e aos apelos missionários, sobretudo às paróquias pobres e sedentas da verdadeira pregação Missionária”, disse o coordenador da Equipe Missionária.
Há 27 anos atuando como religioso, o Ir. José Domingos, C.Ss.R. sempre trabalhou nas Santas Missões e Semanas Vocacionais, lidando diretamente com o povo, função que sempre gostou de exercer. O Irmão acredita que, para pregar a Palavra de Deus nos dias de hoje, é preciso estar muito bem preparado para os desafios da atualidade. “Em tempos atuais, essa tarefa carrega um certo temor, pois os desafios são muito grandes. Sair para evangelizar em uma sociedade que sofre constantes mudanças não é fácil. Nesse sentido, eu acredito que a nossa equipe, para pregar as missões de uma forma mais aprimorada, precisa ter uma formação ou atualização em diversas áreas, como por exemplo, comunicação, família e juventude. Fazer uma reciclagem para crescer e contribuir de maneira mais efetiva nas Santas Missões”, afirmou o confrade.
A primeira missão que a equipe assumirá já foi iniciada na cidade de Lamim (MG), na Paróquia Divino Espírito Santo, Arquidiocese de Mariana. Desde janeiro, os Missionários Redentoristas iniciaram a fase de setorização das famílias em pequenos grupos evangelizadores. Em abril, haverá a grande missão, com pregações nas comunidades da paróquia.
