Memória histórica10/12/2019 6t5i1y
“125 anos da fundação da 1ª Comunidade Redentorista no Brasil”. Este é o tema da exposição aberta no último domingo, 8 de dezembro, na Igreja Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora (MG). A mostra, que pode ser conferida na entrada da Igreja até o Natal, traz textos, fotos e objetos que contam um pouco da história dos primeiros Redentoristas holandeses que chegaram ao Brasil e estabeleceram a primeira comunidade da Congregação no país, mais precisamente na Igreja da Glória, até os dias atuais, com os desafios do mundo moderno e da reestruturação da Congregação Redentorista.
A seguir, você confere um artigo do Pe. Nelson Antonio Linhares de Souza, C.Ss.R., Superior Provincial da Unidade de Minas-Rio-Espírito Santo, sobre essa bonita história de evangelização.
UMA HISTÓRIA DE FIDELIDADE CRIATIVA!
Celebrar e enaltecer o ado vivido é um caminho para manter acesa a chama da memória histórica. No caminho de recordação da chegada da Congregação Redentorista ao Brasil, esta memória se faz agradecida!
Em 1893 chegaram os padres e irmãos da Província de Amsterdam. Eram os primeiros anos depois da libertação dos escravos e do advento da República, em 1889.
No Brasil, desde 1843, D. Antônio Ferreira Viçoso (1787-1875), bispo de Mariana/MG, já se utilizava das instruções da Moral Cristã, escrita por santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787). Os missionários holandeses chegaram nas Minas, em maio de 1893. Em 20 de janeiro de 1894 se instalaram como a primeira Comunidade Redentorista do Brasil, em Juiz de Fora/MG. A saber, os padres Matias Tulkers, Francisco Xavier, Pedro Beks e os Irmãos Filipe, Doroteu e Gregório, o arquiteto.
Em 125 anos de existência, a Paróquia não perdeu a sua vocação, o seu primitivo dinamismo. Ainda que o mundo tenha mudado radicalmente, a marca evangelizadora da Paróquia Nossa Senhora da Glória continua intensa na vida eclesial de Juiz de Fora. É fidelidade criativa ao carisma da Congregação!
Louvor a Deus pela Congregação Redentorista, nos seus 287 anos de história. Louvor a Deus pela Província de Rio-Minas-Espírito Santo. Louvor a Deus por todos os Missionários Redentoristas que deixaram sua marca na Igreja da Glória. Louvor a Deus pelos leigos e leigas que fizeram parte dessa obra. Que as lembranças do ado sejam alimento para a construção de um futuro promissor no anúncio do Redentor!