"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > A caminho da reconfiguração

A caminho da reconfiguração05/12/2019 503m3l

 

 

O projeto de reestruturação proposto pelo Governo Geral da Congregação Redentorista, aos poucos, começa a se tornar realidade. Os primeiros os estão sendo dados pelas Unidades, a partir da integração dos confrades e dos estudos compartilhados para que o trabalho missionário e o anúncio da Copiosa Redenção continuem sendo realizados com presteza pelos Redentoristas.
 
Com este intuito, aconteceu mais um Encontro de Integração entre as Unidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, com a participação de cerca de 60 confrades. O evento aconteceu de 25 a 28 de novembro, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Salvador (BA). Momento de boa convivência, orações, estudos, abertura de horizontes e partilha sobre os desafios para viver e compreender bem a reestruturação.
 
O Provincial de São Paulo, Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R., apresentou alguns desafios e perspectivas da reconfiguração, ressaltando aos confrades que é um caminho sem volta e que é preciso o comprometimento de todos. O sacerdote também esclareceu algumas questões, pertinentes ao contexto de mudança. “Geralmente utilizamos os termos reestruturação e reconfiguração como se fossem intercambiáveis, ou seja, conceitos similares. Quando na verdade a reestruturação é um processo maior e que está antes, durante e depois da reconfiguração. Depois da reconfiguração, que altera as configurações que conhecemos, continuaremos com a reestruturação”, explicou Pe. Marlos. Entre os principais desafios elencados pelo Provincial, destacamos os seguintes: integração de histórias, tradições e mentalidades diferentes; conhecimento mais aprofundado das realidades das outras Unidades; a criação de uma identidade única a partir das três Unidades (RJ, SP e BA), com a elaboração de um projeto missionário novo, desafiador e segundo o carisma Redentorista; e a evangelização de grandes centros urbanos, especialmente dentro de um contexto polarizado, multicultural e multirreligioso. Entre as perspectivas, foi citado que a nova Província constituirá um grupo ainda mais expressivo na região mais populosa do país, com a oportunidade de um dinamismo missionário novo e a abertura de um vasto horizonte de possibilidades no campo teológico, espiritual e pastoral.
 
Para o Provincial do Rio de Janeiro, Pe. Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R., este terceiro Encontro de Integração entre as três unidades que vão se unir possibilitou a convivência fraterna, a partilha de vida e a discussão de temas importantes do processo de reestruturação. “Partilhamos com os confrades todas as decisões já tomadas até agora para que todos acompanhem o processo que está se desenvolvendo e participem intensamente”, afirmou o sacerdote. Ele ressaltou a importância da aceitação e aprovação do processo de reconfiguração por parte dos confrades de todas as Províncias. “Isso é garantia de envolvimento e compromisso com as mudanças que esse processo pode provocar”, disse.
 
A partir de 2020, os encontros entre as Unidades acontecerão entre as Comissões de Reestruturação e Sub-comissões responsáveis para discutir e planejar as várias áreas e aspectos que envolvem o processo de reestruturação da Congregação: formação, pastoral, vocações, irmãos, istração, canônico/jurídico, etc.
 
 

 

Confira as fotos do III Encontro de Integração RJ-SP-BA na Galeria de Imagens!
 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

1 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi