"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > Dia Nacional de Ação de Graças

Dia Nacional de Ação de Graças28/11/2019 171p5l

 

 

O Dia Nacional de Ação de Graças é uma data de agradecimento a Deus, sendo comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, que em 2019 cai no dia 28. Porém, você sabe qual a origem e o significado dessa data?
 
O Dia Nacional de Ação de Graças não é uma data oficial da Igreja, mas sim uma data criada pelos governantes. Trata-se da Lei Federal 781/49, que promulga a última quinta-feira do mês de novembro como uma data em agradecimento.
 
O que agradecemos no Dia Nacional de Ação de Graças?
A tradição do Dia de Ação de Graças consiste em agradecer a Deus pelas colheitas ao longo do ano, porém essa é uma tradição mais comuns nos EUA e no Canadá, onde inclusive é feriado nacional nesses respectivos países, onde é chamado de Thanksgiving, mas, como a época de colheita no norte é diferente, sua comemoração é feita na segunda segunda-feira de outubro.
 
Devo comemorar o Dia de Ação de Graças?
Eis que surge a pergunta, já que não se trata oficialmente de uma festa litúrgica. Não se preocupe, pois não existe nenhum impedimento em comemorar o Dia Nacional de Ação de Graças, tanto que muitas igrejas celebram.
O Dia de Ação de Graças pode ser utilizado como um dia de reflexão, agradecimento, oração, e uma data especial para reunir sua família.
 
A Eucaristia e a Ação de Graças
Eucaristia é uma palavra que vem do grego εuχαριστiα, que significa: “ação de graças”, ou seja, ao participarmos da Eucaristia estamos fazendo a ação de graças.
 
A Eucaristia é um sacramento que age na alma dos que a recebem, inclusive São Tomás de Aquino escreveu: “este sacramento produz em relação à vida espiritual o efeito que a comida e a bebida materiais produzem a respeito da vida corporal” (S. Th., III, q. 79, a. 1).
 
Aprendemos com os ensinamentos que a presença de Cristo na Eucaristia “perdura enquanto subsistirem as espécies do pão e do vinho” (Papa São João Paulo II, Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia (17 de abril de 2003), n. 25 (DH 5092).
 
Após ingerirmos o pão durante a Eucaristia, estamos em profundidade fazendo a Ação de Graças, pois estamos em comunhão com Cristo, que se une a quem está comungando.
 

 

Fonte: www.nossasagradafamilia.com.br
 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

<< < 2 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi