Dia Mundial das Missões18/10/2019 6c2f2b
No próximo domingo, 20 de outubro, a Igreja celebra duas datas muito importantes: o Dia Mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária.

A Obra Pontifícia da Infância Missionária foi fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin Janson, Bispo de Nancy (França), para ajudar as crianças da China, mediante a oração e a ajuda material das crianças sas. A Obra difundiu-se imediatamente nas dioceses da França, e em outros países da Europa e na América. Em 1844, quando Dom Carlos morreu, a Infância Missionária já estava organizada em 65 dioceses. No Brasil, ela chegou por meio de missionários ses, em 1858.
O lema “Crianças ajudam crianças” sintetiza a intenção do fundador e seu carisma, hoje difundido no mundo inteiro: a formação de uma mentalidade missionária nas crianças e adolescentes, que se dedicam em favor das crianças do mundo inteiro, independentemente da cultura, raça ou religião.

Para marcar a data, todos os anos, o Papa divulga uma mensagem especial. Este ano, com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, vivenciado durante o mês missionário extraordinário, o Papa afirma que a celebração busca reencontrar o sentido missionário da adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no Batismo. “A Igreja está em missão no mundo: a fé em Jesus Cristo dá-nos a justa dimensão de todas as coisas, fazendo-nos ver o mundo com os olhos e o coração de Deus; a esperança abre-nos aos horizontes eternos da vida divina, de que verdadeiramente participamos; a caridade, que antegozamos nos sacramentos e no amor fraterno, impele-nos até aos confins da terra (cf. Miq 5, 3; Mt 28, 19; At 1, 8; Rm 10, 18). Uma Igreja em saída até aos extremos confins requer constante e permanente conversão missionária. Quantos santos, quantas mulheres e homens de fé nos dão testemunho, mostrando como possível e praticável esta abertura ilimitada, esta saída misericordiosa ditada pelo impulso urgente do amor e da sua lógica intrínseca de dom, sacrifício e gratuidade (cf. 2 Cor 5, 14-21)”, declarou o Pontífice.
Clique aqui e confira, na íntegra, a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões de 2019.
.jpg)