SAGRADA FAMÍLIA, JESUS, MARIA E JOSÉ26/12/2023 3m45v
FELIZ É A FAMÍLIA QUE TEME O SENHOR
Dentro da celebração do Natal do Senhor, a Igreja nos apresenta a Sagrada Família de Nazaré como modelo e inspiração para nossas famílias. A vinda de Jesus ao nosso mundo acontece no seio de uma família, para nos mostrar que Ele fez verdadeiramente o caminho de todo ser humano, inserindo-se num lar, num povo, numa cultura. Ao assumir esta realidade tão humana que se chama família, Jesus a santificou e fez dela um espaço de amor e humanização. Mesmo com todas as mutações e reconfigurações pelas quais a instituição familiar tem ado, permanece como uma referência afetiva para o ser humano. Nela, podemos amadurecer física, espiritual e socialmente, bem como experimentar o cuidado e o afeto.
A Santa Família de Nazaré, em sua pobreza e simplicidade, nos inspira a construir um projeto familiar a partir de Jesus Cristo. Lucas apresenta o casal Maria e José como fieis cumpridores dos preceitos do Senhor (cf. Lc 2,22-40). A Palavra de Deus era a referência fundamental desta Família, daí buscavam a inspiração e a coragem para responder com fidelidade aos desafios de Deus. Maria e José colocaram Deus no centro, e se empenharam com alegria na missão de cuidar do Menino Jesus. No projeto de Deus, os pais são os instrumentos através dos quais Ele se serve para conceder a vida a todos nós (cf. Eclo 3,3-7. 14-17a). Esta consciência deve nos levar a honrá-los, isto é, dar-lhes o devido valor, responder com gestos concretos de gratidão, por terem gerado e cuidado de nós. A recompensa para aquele que honra os pais é a vida longa, o perdão dos pecados e a atenção de Deus.
A família que tem como horizonte o projeto divino aprendeu a se vestir do amor, a roupa mais adequada para uma convivência familiar harmoniosa e sadia (cf. Cl 3,12-21). Tomar o amor como referência significa impregnar as relações com gestos de misericórdia, bondade, perdão, humildade, mansidão e paciência. Nesta família, esposo e esposa se respeitam e vivem na doação de si ao outro; os pais são os primeiros a animarem e encorajarem seus filhos; e os filhos sabem honrar os pais e reconhecer a sua importância. Esta Família extraordinária de Nazaré nos ensina que uma vida familiar abençoada e feliz é possível, basta que construamos nossas relações no ritmo do plano de Deus, atentos e amorosos uns com os outros.
Pe. Rodrigo Costa, C.Ss.R.